O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Quem Somos

A Fundação de Apoio Institucional Rio Solimões UNI-SOL, entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, foi criada em 13 de outubro de 1998 por um grupo de professores da Universidade Federal do Amazonas - UFAM e autoridades civis do Estado do Amazonas, com o objetivo de apoiar a UFAM em suas atividade de pesquisa, ensino, extensão e desenvolvimento institucional.

Predio da Unisol

As atividades da UNISOL tiveram início em duas salas do prédio da Prefeitura do Campus Universitário. Em 1999, passou a ocupar parte do 1º andar do prédio, situado na rua José Paranaguá, 200, altos do Arquivo Geral da UFAM; em 2003, com aumento de suas atividades, ocupou, por aluguel, todo o 1º andar do referido prédio. Desde de dezembro de 2004 está funcionando em sua sede própria, na avenida Tefé, 3285, bairro do Japiim.

Desde 24 de fevereiro de 1999 é registrada e credenciada no Ministério da Educação e no Ministério da Ciência e Tecnologia, sob o nº 98, livro I, fl. 33, para os benefícios da Lei nº 8.958, de 20.12.1994, que dispõe sobre as relações entre as instituições federais de ensino superior e de pesquisa científica e tecnológica e as fundações de apoio e mais, recentemente, com as exigências delineadas pelo Decreto nº 7.423, de 31.12.2010.

Foi credenciada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq sob o nº 900.0867/2002, para proceder às importações de bens destinados à pesquisa científica e tecnológica, com os benefícios previstos na Lei nº 8.010, se 29.03.1990. Em 05.11.2004, através da Lei nº 2.924, do Governo do Estado do Amazonas, a UNISOL foi considerada instituição de utilidade pública do Estado do Amazonas. Além da UFAM, a UNISOL também firmou parcerias com diversas outras entidades de pesquisa ou de incentivo à pesquisa, como a SUFRAMA, EMBRAPA, INPA, FINEP, CNPq, IBAMA, INCRA, PETROBRAS, Amazonas Energia, The Ford Fundation, Governo do Estado do Amazonas, Prefeitura de Manaus, Governo Federal por meio de seus ministérios e vários outros.

São os seguintes os fundadores da UNI-SOL: Áderson Pereira Dutra, Afonso Celso Maranhão Nina, Alfredo Ferreira Pedras, Antonio José Cardoso de Mattos Areosa, Hildeberto Corrêa Dias, Jauary Guimarães de Souza Marinho, José Carlos Reston, José Liberato da Silva, José Nasser, José Roque Nunes Marques, Júlio Rufino Torres, Leny Nascimento Mota Passos, Luiz Aurélio Castro Costa, Manoel Jesus Pinheiro Coelho, Marcus Luiz Barroso Barros, Maria de Fátima Silva Monteiro, Moysés Benarrós Israel, Nelson Abrahim Fraiji, Roberto Gesta de Melo, Samuel Isaac Benchimol, Sitrônio Pereira Cunha, Tancredo Castro Soares, Varcily Queiroz Barroso, Wilson Colares da Costa e Wilson Duarte Alecrim.

LiveZilla Live Help